Marcelo Mourão questiona sobre protocolo de prevenção e controle contra a propagação de escorpiões em nossa cidade

Foto: internet

O Vereador Marcelo Mourão (Podemos), questionou à Secretaria Municipal de Governo e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), sobre protocolo adotado para prevenção e controle de escorpiões na cidade. O Vereador justificou que, em razão das alterações climáticas, percebe-se que existe uma propagação intensa de escorpiões, entretanto, a sociedade douradense ainda tem dificuldade na conscientização acerca da limpeza do ambiente ou das formas de reação quando há o contato ou ataque do inseto.

Nesse sentido, sugeriu que o CCZ realize campanhas nos bairros com maior incidência da praga para que conscientize os moradores acerca da limpeza do quintal e as formas de reação quando em contato com a peste (notificação da central de controle), além disso, indicou que se crie uma cartilha educativa para que a população seja informada sobre a praga e todas as ações necessárias ao tomar conhecimento de sua existência. 

Conforme a Vigilância Epidemiológica Municipal, em 2022 foram registradas 55 notificações em Dourados, enquanto que em 2023, o número de notificações de acidentes com escorpiões quase dobrou em comparação ao ano passado, segundo o órgão, até final do mês de agosto, foram contabilizados 95 casos.

Para o Vereador, “é importante que a Prefeitura de Dourados, por meio do CCZ e da SEMS (Secretaria Municipal de Saúde), alerte a população sobre os riscos de ataques de escorpiões e faça campanhas de conscientização para o combate e controle dos principais focos, a ideia é integrar a sociedade e órgãos públicos em ações efetivas”, finalizou.

Anterior
Anterior

Marcelo Mourão realiza entrega de cadeiras em Posto de Saúde

Próximo
Próximo

Marcelo Mourão pede criação do Programa Escola Feliz